Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Presidente de Moçambique elogia líder da Renamo por contribuir para manutenção da paz há 20 anos

Lusa

  • 333

Maputo, 04 out (Lusa) - O Presidente de Moçambique, Armando Guebuza, elogiou hoje Afonso Dhlakama, líder da Renamo, principal partido da oposição,"pela forma como tem contribuído para a consolidação da paz em Moçambique", um país que a ONU qualifica como "maduro".

Discursando na cerimónia central dos 20 anos de paz, o chefe de Estado moçambicano qualificou o líder da Renamo um "parceiro dos acordos de Roma", após 16 anos de conflito armado, que ceifou um milhão de vidas e forçou cerca de quatro milhões a refugiarem-se nos países vizinhos.

"Queremos saudar também o senhor Afonso Dhlakama, líder da Renamo, pela forma como tem contribuído para a consolidação da paz em Moçambique. Ele tem dado a sua contribuição como parceiro dos acordos de Roma, reafirmando perante os membros do seu partido, perante toda a sociedade moçambicana e ao mundo que o conflito armado é contrário ao progresso, à democracia multipartidária e ao futuro melhor que queremos para nós e para as gerações vindouras", disse Armando Guebuza.