Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Portugueses não terão problemas com novas regras para bacalhau -- ministra

Lusa

  • 333

Bruxelas, 17 dez (Lusa) -- A ministra da Agricultura e Pescas afirmou hoje em Bruxelas que prosseguem as negociações para Portugal ter um regime de exceção para a cura do bacalhau, pelo que não haverá qualquer problema neste natal, nem tão pouco nos próximos.

Assunção Cristas, que falava à saída de uma reunião com o novo comissário europeu da Saúde e Defesa do Consumidor, admitiu que "tem sido um braço de ferro e não tem sido fácil", mas garantiu que "a Comissão está sensibilizada" para a exigência de Portugal no sentido de ficar contemplado no futuro regulamento comunitário de cura química do bacalhau uma exceção que assegure que em Portugal se pode continuar a consumir bacalhau de acordo com a cura tradicional de salga.

"Esse é o ponto pelo qual estamos a batalhar, está perfeitamente assumido por parte da Comissão, e estamos, a um nível técnico, a ver os mecanismos para que isto seja uma efetiva realidade. De toda a maneira, o 'dossier' arrastou-se e, portanto, neste natal não há problema nenhum com o bacalhau, e no próximo natal seguramente também não haverá, porque o problema estará também resolvido", declarou.