Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Pobreza/Lisboa: Não se sabe quantos pobres há na capital - diretor de Observatório

Lusa

  • 333

Lisboa, 26 mai (Lusa) -- O diretor do Observatório de Luta Contra a Pobreza na cidade de Lisboa, Sérgio Aires, diz que não se sabe quantos pobres vivem na capital portuguesa, porque, considera, "nunca houve vontade política" para calcular a pobreza a este nível territorial.

"Não conhecemos a taxa de pobreza nas cidades. Não sabemos quantos pobres há em Lisboa", disse à Lusa Sérgio Aires, defendendo que, "do ponto de vista técnico, era perfeitamente possível chegar a uma solução de cálculo, mas, do ponto de vista político, parece nunca ter havido vontade para fazê-lo, nem ao nível nacional nem europeu".

E mesmo à escala nacional, explicou, os dados sobre a pobreza "devem ser vistos apenas como indicações". Hoje, diz, "vivemos uma situação caricata". Apesar do que revelam sobre a situação social do país os dados do desemprego e os dados do acesso ao subsídio de desemprego -- a taxa é de 17,7% e as prestações de desemprego chegam apenas a 44% dos desempregados -- a taxa de risco de pobreza em Portugal está a diminuir.