Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Passos defende plataforma de entendimento internacional sobre recolha de informações

Lusa

  • 333

Lisboa, 22 nov (Lusa) - O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, defendeu hoje que é preciso encontrar rapidamente no plano internacional uma plataforma de entendimento sobre a recolha legítima de informações.

"Registaram-se muito recentemente desenvolvimentos no plano internacional que colocaram no centro das atenções as práticas dos serviços de informações. Não podemos supor que esta questão, pela justificada controvérsia que a rodeia, se possa considerar encerrada. Longe disso", afirmou o chefe do executivo PSD/CDS-PP, na abertura de um seminário sobre serviços de informações, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa

Numa alusão ao caso de espionagem pelos serviços secretos norte-americanos a líderes políticos de vários países, Pedro Passos Coelho acrescentou: "Todos os atores internacionais, com os estados democráticos à cabeça, devem retirar ilações daquilo que se passou. Importa pois encontrar, de forma célere e avisada, uma plataforma de entendimento, desejavelmente em instrumentos vinculativos, sobre as modalidades e a extensão da recolha legítima de informações".