Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Passos Coelho insiste em consenso para período pós-'troika'

Lusa

  • 333

Lisboa, 30 abr (Lusa) - O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, dramatizou hoje a importância do período pós-'troika' e insistiu num consenso em torno de objetivos de médio e longo prazo, que inclua a sustentabilidade das finanças públicas.

Num discurso na abertura da terceira edição das Conferências do Estoril, o primeiro-ministro sustentou que Portugal pode ter um papel liderante na União Europeia e no mundo globalizado, mas que isso depende do cumprimento do Programa de Assistência Económica e Financeira e de um consenso em torno da abertura da sociedade portuguesa.

"Todas as sociedades precisam de objetivos de médio e longo prazo que, por definição, estão além das maiorias políticas - que, em democracia, são sempre temporárias. A estabilidade e o investimento social de longo alcance recomendam essa abordagem. Isso é ainda mais verdade para nós, em Portugal, que nos aproximamos do final do Programa de Assistência Económica e Financeira. O período do pós-'troika' exigirá disciplina, racionalidade e visão de longo prazo ", afirmou.