Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Países vão ter de fechar bancos por toda a Europa - especialista

Lusa

  • 333

Lisboa, 12 mai (Lusa) -- O especialista em banca René Smits considera que bancos por toda a Europa vão ter de fechar portas, mas que isso deve ser feito através do mecanismo de resolução comum, um dos pilares da futura União Bancária.

"Temos demasiados bancos a serem recapitalizados pelos Estados, mas temos de fazer isso [fechar bancos] com calma e em comum, porque se o fizermos individualmente cada Estado-membro terá um problema orçamental. Por isso precisamos da união bancária mais cedo que tarde", disse em entrevista à Lusa René Smits, referindo-se a um dos três pilares da União Bancária, o Mecanismo de Resolução Comum.

A criação da União Bancária foi aprovada em junho do ano passado pelos líderes europeus com o objetivo de quebrar a ligação entre o sistema financeiro e as finanças públicas, com os países a colocarem em causa a sustentabilidade das suas finanças públicas devido à necessidade de acudir ao sistema financeira, como foi o caso da Irlanda que chegou a ter um défice de mais de 30% do seu Produto Interno Bruto (PIB).