Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Ópera "Émilie", com libreto de Amin Maalouf, apresentada na Casa da Música

Lusa

  • 333

Porto 08 out (Lusa) - A ópera "Émilie", da compositora finlandesa Kaija Saariaho, com libreto do conhecido romancista libanês Amin Maalouf, regressa na quarta-feira a Portugal, à Casa da Música, pela Orquestra Gulbenkian.

Com libreto do escritor franco libanês Amin Maalouf -- autor, entre outros livros, de "Samarcanda" e as "Cruzadas vistas pelos árabes" -- a ópera "Émilie", que se estreou em 2010 em Paris, e se apresentou em Lisboa em janeiro deste ano, centra-se na figura de Émilie du Châtelet, uma aristocrata francesa que foi uma figura intelectual da sua época e um grande nome da ciência.

"Uma personagem do século XVIII, uma mulher excessiva, na sua vida, cheia de paixões, amores, vícios, pelo jogo nomeadamente, mas que, ao mesmo tempo, reunia um profundo conhecimento científico, raro na época, sobretudo numa mulher. Foi ela que traduziu, por exemplo, os livros de Newton para francês", explicou o diretor artístico da Casa da Música, António Jorge Pacheco, em declarações à agência Lusa.