Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Novo tratamento da Síndrome doTúnel do Carpo com taxa de sucesso próxima dos 100%

Lusa

  • 333

Porto, 01 abr (Lusa) - Um cirurgião português desenvolveu uma nova técnica e um conjunto de instrumentos cirúrgicos para o tratamento da Síndrome do Túnel do Carpo (STC), que apresenta uma taxa de sucesso próxima dos 100%, nos cerca de 160 doentes já operados.

Trata-se de uma doença caracterizada pela constrição (aperto) de um dos mais importantes nervos da mão, o nervo mediano, por debaixo de um ligamento que se encontra na região palmar da mão, na zona do carpo, conhecido como o 'ligamento anular do carpo'. Dores, formigueiros e adormecimentos na zona do punho, mãos e dedos, são alguns dos sintomas.

Esta intervenção é efetuada "sem cortes na palma da mão e sem recurso a instrumentos dispendiosos, permitindo uma cirurgia mais rápida e económica, proporcionando um período pós-operatório menos doloroso, uma recuperação mais rápida, menos efeitos secundários e reações adversas e uma cicatriz esteticamente próxima da perfeição, uma vez que a mesma, efetuada na zona da prega palmar distal do punho, se torna praticamente indetetável após alguns meses", explicou o cirurgião ortopedista Dinis Carmo.