Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Noruega assegura qualidade do bacalhau exportado para Portugal e propõe criação de selo de garantia

Lusa

  • 333

Lisboa, 02 fev (lusa) - A Embaixada da Noruega em Lisboa assegurou hoje que o bacalhau norueguês que os portugueses consomem será "sempre de qualidade e de acordo com a tradição" e propõe aos produtores nacionais a criação de um selo de garantia.

Considerando que nos últimos dias tem sido divulgada "desinformação" acerca da qualidade atual e futura do bacalhau da Noruega, uma nota daquela Embaixada enviada hoje à agência Lusa refere que a Noruega se disponibiliza para participar na criação e financiamento de um programa conjunto de controlo de qualidade a realizar pelas autoridades portuguesas.

A Noruega - sublinha o documento - é o maior exportador de bacalhau do mundo, exportando diferentes produtos para diversos países. "Somos o fornecedor mais importante de bacalhau salgado para a produção e confeção do bacalhau tradicional em Portugal. Exportamos bacalhau para Portugal há vários séculos e tudo faremos para que nada perturbe esta relação", refere a nota da Embaixada da Noruega na capital portuguesa.