Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Necrópole megalítica da Peneda-Gerês classificada como Sítio de Interesse Público

Lusa

  • 333

Ponte da Barca, 20 jun (Lusa) - A necrópole megalítica da Serra Amarela, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), que integra 37 monumentos funerários rupestres, foi classificada como Sítio de Interesse Público, segundo portaria publicada hoje.

Trata-se de um processo de classificação que arrancou em 2006, sob proposta da direção do PNPG, e que envolve as freguesias de Britelo, Lindoso e Ermida, no concelho de Ponte de Barca. Foram identificados nesta área, até ao momento, 37 monumentos funerários "associados a testemunhos de arte rupestre", lê-se na portaria, assinada pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

"Indissociável de um território pautado pela presença do granito e da vegetação rasteira, a necrópole da Serra Amarela representa, assim, não só um caso exemplar do património arqueológico existente na região, como um testemunho da importância paisagística que as construções megalíticas possuem ao longo de vários séculos", acrescenta a classificação, publicada hoje em Diário da República e que destaca ainda a importância daquela área para a investigação histórica e científica.