Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

"Não existem elementos especulativos" nos contratos da Refer - Vitor Gaspar

Lusa

  • 333

Lisboa, 30 abr (Lusa) - O ministro das Finanças, Vitor Gaspar, saiu hoje em defesa da secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, garantindo que "não existem quaisquer elementos especulativos" nos contratos 'swap' que esta negociou enquanto gestora da Refer.

"Não existe qualquer elemento especulativo nos contratos que foram praticados pela Refer durante este período e esta é também a avaliação que faz o IGCP, o que confirma o julgamento que tenho nesta matéria. No que diz respeito à gestão financeira da Refer, os contratos que foram escolhidos pela senhora secretária de Estado foram inteiramente adequados aos fins a que se destinavam", afirmou Vítor Gaspar na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública.

O ministro reagia assim aos ataques dos deputados do PCP e do PS à secretária de Estado do Tesouro, que foi diretora de gestão financeira da Refer, entre 2001 e 2007, e que questionaram o duplo papel de avaliadora e avaliada de Maria Luís Albuquerque no caso dos 'swaps' problemáticos detetados em empresas públicas.