Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Muitos "Brasis" de Maria Bethânia a Nelson Rodrigues no Teatro S. João até junho

Lusa

  • 333

Porto, 27 mar (Lusa) -- O Teatro Nacional S. João, no Porto, vai receber, até junho, vários ciclos artísticos ligados ao ano do Brasil em Portugal e ao FITEI, com a presença da cantora Maria Bethânia e várias peças de Nelson Rodrigues.

Durante a apresentação da programação para o segundo trimestre do ano, a presidente do conselho de administração do teatro, Francisca Fernandes, sublinhou que a instituição vai ter de "acomodar uma redução orçamental de cerca de 310 mil euros", resultante de custos com pessoal, da cativação de 47 mil euros decretada pela execução orçamental e do fim do protocolo com a ANA, prevendo, ainda assim, o aumento das receitas de bilheteira em 20%.

No Dia Mundial do Teatro, o diretor artístico do Teatro Nacional S. João (TNSJ), Nuno Carinhas, disse que a programação até julho inclui a visitação "de muitos e performativos Brasis" em 26 espetáculos, que incluem cinco peças do dramaturgo Nelson Rodrigues durante maio, autor que o TNSJ classifica como a "'pièce de resistance'" do Ano do Brasil e que Nuno Carinhas lembra que não é "geralmente traduzido" em Portugal de "tão difícil que é a linguagem" utilizada.