Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Mecanismo de resolução bancos ajudará a quebrar contágio a dívida soberana - CE

Lusa

  • 333

Bruxelas, 10 jul (Lusa) -- O comissário europeu responsável pelo Mercado Interno e Serviços defende que a proposta hoje apresentada pela Comissão Europeia para um mecanismo único de resolução "contribuirá para quebrar a ligação entre crises da dívida soberana e bancos em dificuldades".

"Vimos como as crises bancárias se podem rapidamente disseminar para além das fronteiras, arrastando a confiança para uma espiral descendente em toda a área do euro. Vimos também como o colapso de um grande banco transnacional pode conduzir a uma situação complexa e confusa: a resolução do Dexia não serve de modelo. Precisamos de um sistema que permita tomar decisões de forma rápida e eficaz, sem quaisquer dúvidas sobre o impacto nas finanças públicas e com regras que criem segurança no mercado", afirmou Michel Barnier.

Durante a apresentação da proposta do executivo comunitário, o comissário Barnier salientou que o objetivo da mesma é precisamente "assegurar que a supervisão e a resolução estão alinhadas a nível central, embora implicando todos os intervenientes nacionais pertinentes, e são apoiadas por um dispositivo de financiamento de resolução adequado, que permitirá que a gestão das crises bancárias seja mais eficaz na união bancária e contribuirá para quebrar a ligação entre crises da dívida soberana e bancos em dificuldades".