Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Mali: Época agrícola em "risco iminente", alerta a FAO

Lusa

  • 333

Roma, 15 fev (Lusa) -- A próxima época agrícola no Mali, prevista para maio, está em risco iminente e existe uma necessidade urgente de ajudar os agricultores deslocados a regressarem às suas terras para retomarem a produção, advertiu hoje a FAO.

O diretor-geral da Organização para a Agricultura e Alimentação das Nações Unidas (FAO), José Graziano da Silva, manteve hoje em Roma uma reunião com o ministro da Agricultura do Mali, Baba Berthé, onde foi sublinhada a necessidade de apoio aos agricultores malianos e de garantir o regresso às suas terras em condições de segurança, a cerca de dois meses do início da campanha agrícola.

"Como a situação de segurança ainda continua em desenvolvimento, a FAO, as suas agências parceiras e a comunidade internacional devem fazer tudo o que puderem para ajudar o governo a apoiar os agricultores no regresso às suas terras, onde for seguro fazê-lo, e na retoma do cultivo de alimentos", referiu Graziano da Silva. "Não podemos permitir que o Mali perca a próxima época produtiva", acrescentou, citado num comunicado distribuido pela FAO.