Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Maior risco que UE enfrenta agora é de natureza política -- Durão Barroso

Lusa

  • 333

Bruxelas, 23 set (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia considera, num artigo hoje publicado no jornal Le Figaro, que, na atual conjuntura de uma retoma frágil da economia europeia, o maior risco que a União Europeia enfrenta "é de natureza política".

"No atual estado de coisas, sendo a retoma frágil, o maior risco de deterioração que eu vejo é de natureza política, e o papel dos governos é de garantir a segurança e a previsibilidade de que os mercados ainda necessitam. A constância é o que há de mais importante", escreve José Manuel Durão Barroso no artigo de opinião publicado no diário francês.

De acordo com o presidente do executivo comunitário, numa altura em que se aproximam as próximas eleições europeias -- dentro de oito meses -, "a polarização que pode resultar da crise é uma ameaça" para o projeto europeu, instando por isso a classe política europeia a concentrar-se nos domínios onde a Europa pode representar uma verdadeira mais-valia, tornando-se "visível nas grandes matérias, mais discreta nas questões de menor importância".