Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Euro/Crise: OCDE pressiona BCE a cortar juros e comprar dívida no dia da reunião mais esperada do ano

Lusa Visão Verde

  • 333

Lisboa, 06 set (Lusa) -- O Banco Central Europeu (BCE) deve cortar a taxa de juro que cobra para emprestar dinheiro aos bancos e deve considerar tomar mais medidas, como a compra de mais dívida, recomenda a OCDE em dia de reunião do BCE.

"Na zona euro, a taxa de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez [para obter liquidez no muito curto prazo, a taxa mais elevada das definidas pelo BCE] deve ser reduzida. O BCE deve considerar tomar mais medidas para ajudar a normalizar a transmissão da política monetária nos países vulneráveis, desde que as condições estipuladas pelo BCE sejam cumpridas", escreve a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico na sua avaliação intercalar sobre a economia mundial.

Este novo apelo ao BCE, para que tome medidas, surge no dia em que o Conselho de Governadores da organização se reúne para tomar a sua mensal decisão sobre as taxas de juro diretoras, com o mundo de olhos postos em Frankfurt, uma vez que são esperadas mais medidas do BCE para atacar a crise no euro.