Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Estados membros devem intensificar esforços para "concluir" mercado interno de Energia - Bruxelas

Lusa Visão Verde

  • 333

Bruxelas, 15 nov (Lusa) -- A Comissão Europeia exortou hoje os Estados-membros a intensificarem os seus esforços para transpor e aplicar as regras em vigor para o mercado interno da energia da União Europeia, de forma a aproveitar ao máximo o seu potencial.

"No que toca ao gás e à eletricidade, os cidadãos e as empresas pretendem duas coisas: garantia de aprovisionamento em qualquer momento e preço acessível. Será mais fácil consegui-lo com um mercado energético europeu que funcione verdadeiramente", comentou o comissário europeu da Energia.

Günther Oettinger falava por ocasião da adoção, hoje, pelo executivo comunitário, de uma comunicação sobre a forma de tornar operacional o mercado interno da energia, na qual aponta que, mesmo tendo já decorrido 20 meses após o prazo de transposição da legislação relativa ao mercado interno e a aplicação efetiva das regras em matéria de concorrência (março de 2011), alguns Estados-membros ainda não transpuseram integralmente o terceiro pacote relativo ao mercado da energia.