Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Sucesso do programa de Portugal também depende da Europa - FMI

Lusa economia

  • 333

Lisboa, 20 nov (Lusa) -- O FMI afirmou hoje que o sucesso do programa de Portugal dependerá em parte das reformas a nível da zona euro e que é necessário esclarecer em que condições o BCE apoiará o regresso de Portugal aos mercados.

Num comunicado da missão do Fundo Monetário Internacional que esteve em Portugal a propósito da análise ao abrigo do Artigo IV, a organização sublinha a necessidade dos decisores europeus fazerem reformas duradouras que permitam um regresso duradouro de Portugal aos mercados, mas também que permitam evitar a acumulação de desequilíbrios insustentáveis no futuro.

"O sucesso no programa irá depender também dos legisladores europeus avançarem com reformas para superar as fissuras na zona euro. Enquanto a implementação do programa de ajustamento continua a ser fundamental para resolver os problemas profundos e de longa data de Portugal, estes esforços domésticos têm de ser complementados com reformas do enquadramento da zona euro para arranjar caminho para um regresso duradouro de Portugal aos mercados mas também para evitar a acumulação de desequilíbrios insustentáveis no futuro", diz.