Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Prioridade este ano é assegurar o acesso das empresas ao financiamento - Passos Coelho

Lusa economia

  • 333

Vila Nova de Gaia, 30 jan (Lusa) -- O primeiro-ministro, Passos Coelho, apontou hoje como prioridade este ano assegurar o acesso das empresas ao financiamento, defendendo "estratégias concertadas" entre o Estado, os privados e estes entre si.

"Muitas das empresas tiveram um processo de ajustamento ao longo deste tempo e tiveram dificuldade em vingar. Uma vez que essa grande fase de ajustamento foi feita, como se vê pelo nível de desemprego e pelo número de empresas que não resistiu, o que queremos é que, daqui para a frente, as empresas não tenham que fechar as portas simplesmente porque não têm acesso a financiamento", afirmou Passos Coelho na cerimónia de tomada de posse da nova direção da Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP), em Gaia.

Admitindo que o problema de acesso a financiamento por parte das empresas portuguesas "é mais grave do que, em média, as empresas na Europa têm", Passos Coelho afirmou que "a maior parte dos empresários portugueses ou não têm capital suficiente ou não arriscam o suficiente do seu próprio capital".