Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Portugal em penúltimo lugar de "campeonato da competitividade" internacional - Estudo

Lusa economia

  • 333

Lisboa, 21 mai (Lusa) -- Portugal ficou em penúltimo lugar, empatado com Itália e Espanha e à frente da Grécia, num 'ranking' de competitividade que compara oito economias europeias, realizado para a Caixa Geral de Depósitos (CGD) pela Augusto Mateus & Associados e hoje divulgado.

Numa nota temática da CGD intitulada "O campeonato da competitividade: O caso de Portugal", o autor Rui Moreira de Carvalho colocou o país face a Espanha, Itália, Grécia, Hungria, Eslováquia, República Checa e Polónia, constatando que "as economias do alargamento da União Europeia de 2004 surgem mais bem posicionadas do que as parceiras do sul europeu".

No que diz respeito ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), o estudo realça que o contributo da procura interna "tem sido mais intenso na Polónia, sendo mesmo o único dos oito países que contou com a procura interna para crescer em 2012. Inversamente, é em Portugal e na Grécia que a procura interna mais tem contribuído para a contração da economia no conjunto da UE27".