Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

OE2014: Cumprir programa já deu resultados e é o caminho a seguir - ministra das Finanças

Lusa economia

  • 333

Lisboa, 23 out (Lusa) -- A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou hoje que o Governo sabe já que a estratégia de consolidação orçamental do programa da 'troika' "produziu resultados e que este é o caminho a seguir".

Maria Luís Albuquerque, que apresenta hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2014 no Parlamento, defendeu os méritos do programa acordado com o Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu, apesar de ainda esta terça-feira ter sido conhecido um relatório da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) que dizia que o défice orçamental este ano (sem medidas extraordinárias) até será ligeiramente maior que em 2012 (em valor nominal), apesar do aumento de impostos e da vasta lista de medidas fiscais.

"Nestes dois anos e meio de execução do programa, foi sendo possível ajustar em função da realidade, mas apenas porque cumprimos. Este esforço foi difícil e teve custos elevados, nomeadamente ao nível do desemprego. Mas sabemos já que produziu resultados e que é este o caminho a seguir", afirmou perante os deputados da Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública.