Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Inquérito/Swap: Responsável do IGCP avisou que 'swaps' do Santander eram os "piores " em fevereiro de 2012

Lusa economia

  • 333

Lisboa, 31 jul (Lusa) -- Uma responsável do IGCP alertou Maria Luís Albuquerque em fevereiro de 2012 para os 'swaps' contratados ao Santander Totta, considerando-os como "as piores transações" que tinha visto, segundo emails a que a Agência Lusa teve acesso.

A mensagem enviada à então secretária de Estado do Tesouro e Finanças dava conta de um almoço com o presidente do banco Santander Totta, no qual foi abordada a questão dos 'swap' contratados pelas empresas Metro de Lisboa e Metro do Porto. E referia ainda uma reunião com uma delegação do Santander no IGCP - Agência de Gestão de Tesouraria e da Dívida Pública, durante a qual falaram de uma "partilha" de prejuízos, com os responsáveis do Totta a mostrarem surpresa com a solução encontrada, mas também "abertura para uma negociação".

A 22 de fevereiro de 2012, a coordenadora da área de gestão da dívida e da liquidez do IGCP (na altura ainda Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público), Sofia Torres, enviava um email à então secretária de Estado do Tesouro e Finanças, Maria Luís Albuquerque, que foi sua colega no IGCP antes das eleições, com o assunto "Derivados Empresas Públicas -- Santander".