Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Inquérito/Swap: Ministra das Finanças desmente ex-presidente do IGCP

Lusa economia

  • 333

Lisboa, 30 jul (Lusa) - A ministra das Finanças acusou hoje o ex-presidente do IGCP, Alberto Soares, de bloquear a mudança de estatutos do instituto, garantindo que este não falou verdade sobre a inexistência de contactos com a tutela sobre os 'swaps'.

"Sobre o depoimento do ex-presidente do IGCP [Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública], apenas posso expressar o meu espanto pelas suas declarações de que nada foi solicitado ao IGCP em matéria de 'swaps' enquanto exerceu essas funções, isto é, até março de 2012. O primeiro email enviado ao Doutor Alberto Soares por mim própria data de 31 de agosto de 2011 e segue-se a conversas havidas sobre o tema, em novembro e dezembro desse ano, o IGCP produziu duas informações sobre possíveis soluções, que me foram remetidas pelo Doutor Alberto Soares. Nessas, fica de imediato definida a estratégia a seguir, nos termos da recomendação do IGCP", afirmou.

Maria Luís Albuquerque, que responde pela segunda vez perante a comissão parlamentar que investiga a contratação de 'swaps' pelas empresas públicas, explicou que nessa estratégia estava já a alteração dos estatutos do IGCP para lhe conferir mandato e competência para assumir a gestão da carteira de derivados e a contratação do assessor financeiro especializado.