Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

FMI: "Precisamos de uma estratégia boa para a estabilidade e crescimento - Lagarde

Lusa economia

  • 333

Lisboa, 12 jun (Lusa) -- A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, voltou a defender políticas amigas do crescimento e da estabilidade económica, considerando que a Europa tem de dar o mote e dar passos decisivos para se libertar da crise.

"Atualmente, 200 milhões de pessoas não conseguem encontrar emprego em todo o mundo, incluindo 75 milhões de jovens que estão a tentar dar o seu primeiro passo na escada do sucesso. Por isso, precisamos de uma estratégia que seja boa para a estabilidade e boa para o crescimento, já que a estabilidade conduz ao crescimento e o crescimento facilita a estabilidade. Isto tem de começar com as economias avançadas, em especial na Europa", afirmou.

De acordo com o discurso da líder do FMI em Washington, as autoridades europeias "têm de dar passos decisivos para se libertarem da crise", recorrendo a uma política monetária mais flexível, ao uso de recursos comuns para apoiar diretamente os bancos e à tomada de políticas que promovam o crescimento económico quando possível.