Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

"Europa não é solução e sem Europa não há solução" para Portugal - António Barreto

Lusa economia

  • 333

Lisboa, 16 out (Lusa) - O sociólogo António Barreto afirmou hoje que para a crise portuguesa atual, "a Europa não é solução e sem Europa não há solução", defendendo que é preciso "uma maior intervenção" de Bruxelas.

Num discurso proferido hoje à noite no Grémio Literário, em Lisboa, António Barreto disse que "a Europa tem revelado uma fragilidade e uma dificuldade de decisão supremas", considerando que, "mais do que nunca", está a verificar-se que "a Europa não é solidária, não é coerente, não é coesa e não é democrática - ou não é muito, pelo menos".

"Para a crise atual, a portuguesa, não parece haver solução sem Europa e não parece haver solução fora da Europa. E contra mim falo porque sempre fui defensor da Europa das Nações e adversário da federação europeia, mas não vejo soluções que não exijam uma maior intervenção da Europa, através da política financeira, monetária e fiscal, o que provavelmente trará mais problemas no futuro, mas para já não é possível pensar de outra maneira", explicou.