Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Euro/Crise: Eurogrupo afirma-se confiante...

Lusa economia

  • 333

Nicósia, 14 set (Lusa) -- Os ministros das Finanças da zona euro, reunidos hoje em Nicósia, Chipre, manifestaram-se confiantes no regresso de Portugal aos mercados no próximo ano e encorajaram as autoridades portuguesas a prosseguir a implementação do programa de ajustamento.

"Portugal continua a preparar o seu regresso ao financiamento do mercado em 2013, tal como previsto no programa. Encorajamos vigorosamente as autoridades a prosseguirem a boa implementação da condicionalidade política. Tal é fundamental para reconquistar totalmente a confiança do mercado, que já começou a refletir-se na descida gradual mas estável dos juros da dívida soberana desde o início de 2012. Estamos confiantes de que Portugal vai conseguir ter de novo acesso aos mercados no próximo ano", lê-se numa declaração do Eurogrupo sobre Portugal, acordada pelos ministros da zona euro após um encontro em Nicósia.

Saudando a conclusão da quinta missão de revisão do programa português pela 'troika', segundo a qual o programa continua "amplamente no bom caminho", os ministros das Finanças do euro apontam na declaração adotada em Nicósia que "as autoridades portuguesas continuam a mostrar o seu forte compromisso com o programa e fizeram mais progressos na consecução de importantes reformas orçamentais e estruturais, em linha com a condicionalidade política acordada".