Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

É "urgente" acordo sobre mecanismo de supervisão bancária - Vitor Gaspar

Lusa economia

  • 333

Bruxelas, 04 dez (Lusa) -- O ministro das Finanças defendeu hoje, em Bruxelas, que é "urgente" a União Europeia alcançar um compromisso sobre o mecanismo único de supervisão bancária até final do ano, argumentando que "se tal não é urgente, então nada é".

Intervindo no debate entre os ministros das Finanças da UE na reunião Ecofin de hoje, que viria a terminar sem um acordo, Vítor Gaspar defendeu que "obviamente esta questão é urgente", Portugal está comprometido em contribuir para "encontrar uma solução antes do final do ano", e que se não fosse possível concluir o processo negocial hoje, os 27 deveriam "estar prontos a reunir-se tantas vezes quanto necessárias, até alcançar um compromisso".

"Não devemos perder noção da razão por que é urgente (chegar a um acordo). Porque queremos separar o risco soberano do risco bancário, e isso é chave para conter os riscos sistémicos na zona euro e evitar possibilidades catastróficas. Se isto não é urgente, nada é", afirmou Gaspar, dirigindo-se aos seus homólogos.