Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Chipre: Taxa sobre depósitos foi ideia do Governo cipriota - Vítor Gaspar

Lusa economia

  • 333

Lisboa, 19 mar (Lusa) - O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, afirmou hoje que a taxa sobre os depósitos no Chipre foi uma ideia que partiu do Governo cipriota e sublinhou as palavras do Eurogrupo para garantir que este será um caso único.

"As autoridades cipriotas propuseram neste contexto a introdução de uma contribuição dos depósitos bancários com o propósito de limitar o envelope financeiro aos 10 mil milhões de euros. Esta medida juntamente com o apoio financeiro internacional, permite viabilizar o sistema financeiro cipriota, e salvaguardar a estabilidade financeira de Chipre", disse o ministro das Finanças.

Vítor Gaspar, que respondia a questões do PS sobre a questão do Chipre na audição na Comissão Eventual para Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistência Financeira a Portugal onde explica os resultados da sétima avaliação feita pela 'troika' (composta pelo Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu), não esclareceu diretamente qual a posição tomada por Portugal, mas deu a entender que deu o seu apoio a programa que incluía a medida.