Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

BPI vende 146 ME de obrigações de seguradoras europeias

Lusa economia

  • 333

Lisboa, 30 out (Lusa) - O BPI está em processo de venda de 146 milhões de euros de obrigações de seguradoras europeias, uma das medidas do banco para melhorar o seu rácio de capital de acordo com as regras de Basileia III.

Segundo as exigências atuais, os bancos têm de cumprir um rácio de capital 'core tier 1' (medida de avaliar a solvabilidade) de 10% segundo critérios do Banco de Portugal e 9% de acordo com as regras mais exigentes da Autoridade Bancária Europeia. A partir de 2014, com a entrada em vigor das novas regras bancárias, conhecidas como Basileia III, este rácio terá de estar em cerca de 7%.

O presidente do banco, Fernando Ulrich, disse hoje que o BPI já cumpre esse rácio e que o quer aumentar, pelo que está a levar a cabo "medidas de otimização", que passam pela redução em 100 milhões de euros do capital da sua seguradora BPI Vida e Pensões (para que já tem a autorização do Instituto de Seguros de Portugal) e a venda de 146 milhões de euros de obrigações subordinadas perpétuas de seguradoras europeias.