Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

"As grandes reformas da Segurança Social estão feitas" - António Bagão Félix

Lusa economia

  • 333

Lisboa, 09 jul (Lusa) - As "grandes reformas" do nosso sistema de Segurança Social "estão feitas", e o nosso sistema está no "bom caminho", defendeu esta manhã o economista António Bagão Félix, que denunciou a falácia do "défice da segurança social.

"O nosso sistema é superavitário. Não há défice da Segurança Social. Este é mesmo um sistema que contribui para atenuar o défice do Estado", afirmou o ex-ministro da Segurança Social e das Finanças, a quem coube a intervenção de abertura da Conferência "Processo da Reforma do Estado -- O Estado Social e o Crescimento Económico", que hoje decorre em Lisboa.

Quando comparado com outros sistemas europeus, ilustrou ainda o economista próximo do CDS, o sistema português prova ser mais eficiente. A introdução do fator de sustentabilidade na última reforma faz com que a idade da reforma em Portugal chegue aos 67 anos mais cedo do que na Alemanha, disse Bagão Félix, assim como há apenas quatro países em toda a União que tenham adotado, como Portugal, a consideração de toda a carreira contributiva, acrescentou.