Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Ajuda externa: Durão Barroso apela a consenso político...

Lusa economia

  • 333

Estrasburgo, França, 12 set (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia apelou hoje, em Estrasburgo, à continuação de um consenso político em Portugal em torno do programa de ajustamento, advertindo que uma rutura colocaria em causa a confiança que o país tem progressivamente reconquistado.

Falando à margem da sessão plenária do Parlamento Europeu, Durão Barroso lembrou a "situação gravíssima em que Portugal estava e ainda está" e defendeu que "uma situação excecional exige esforços de consenso excecionais entre as diferentes forças politicas, entre os diferentes órgãos de soberania", o que, apontou, sucedeu até agora, contribuindo para Portugal ganhar confiança junto dos investidores.

"Se isto se perdesse seria sem dúvida negativo. Por isso, o meu apelo é no sentido de as forças politicas principais, as instituições democráticas portuguesas -- Governo, Assembleia da República, Presidente da República -- e também os parceiros sociais fazerem os esforços necessários para que haja um mínimo de condições de aceitabilidade social e politica das reformas que são indispensáveis".