Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Agricultores da Madeira não querem IVA para a agricultura familiar

Lusa economia

Funchal, 26 mar (Lusa) - A Comissão de Produtores Agrícolas e Pecuários da Região Autónoma da Madeira entregou hoje um abaixo-assinado na Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais pedindo um seguro de colheita e a isenção do IVA para a agricultura familiar.

Os produtores agrícolas consideram-se prejudicados pelas recentes intempéries no início de março, que causaram elevados danos às produções e áreas de cultivo. No texto do abaixo-assinado lembram que já não estão disponíveis apoios do "seguro de colheitas" e do "fundo madeirense do seguro de colheitas" e solicitam às autoridades competentes "a avaliação dos prejuízos causados e ressarcimento dos mesmos dado que para muitos agricultores o resultado das produções é essencial às economias familiares".

A comissão pede ainda "a revisão das questões relacionadas com a taxação do IVA sobre as produções (...) no sentido de ser garantida isenção do regime do IVA para atividades agrícolas, nomeadamente para a designada agricultura familiar".