Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

10 de Junho: É urgente preparar 'pós-troika' porque desafios serão grandes - Cavaco

Lusa economia

  • 333

Elvas, 10 jun (Lusa) - O Presidente da República insistiu hoje na urgência de preparar o período "pós-troika", sublinhando que "independentemente de quem seja Governo" os desafios serão tão grandes que é necessário começar a antecipá-los.

"Desenganem-se os que pensam que o 'pós-troika' é longínquo. Pelo contrário, o futuro avizinha-se e, independentemente de quem seja Governo, os desafios serão tão grandes que temos de começar, desde já, a antecipá-los e a prepararmo-nos. E a prepararmo-nos bem, para podermos ter sucesso", afirmou o chefe de Estado, no seu discurso na sessão solene das comemorações do 10 de Junho, que este ano decorrem em Elvas.

Notando que nessa fase Portugal já não contará com a garantia de financiamento das instituições internacionais e ficará inteiramente dependente da confiança dos mercados e dos investidores para assegurar o financiamento do Estado e da economia, o Presidente da República sustentou que as perspetivas de crescimento da economia e de criação de emprego no período "pós-troika" dependerão "criticamente do consenso social" que se conseguir preservar e do "compromisso quanto às linhas de rumo do país, num horizonte temporal de médio prazo, que às forças políticas compete estabelecer".