Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Desenvolvimento: Especialista defende que erro das cidades é investir em obra física e não em educação

Lusa Cultura

  • 333

S. João da Madeira, 21 set (lusa) - A Olive Creative Factory promove hoje uma conferência do britânico Paul Collard, para quem o maior erro das cidades criativas é investirem em obra esquecendo que só a educação garante emprego à comunidade.

Collard é o responsável pelos projetos de animação e promoção cultural que foram internacionalmente reconhecidos como motores de efetivo desenvolvimento em Newcastle, Gateshead e Connecticut, e analisará hoje, no Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira, como é que a estratégia de uma cidade criativa pode envolver e beneficiar todos os grupos da respetiva comunidade.

"No caso de Newcastle e Gateshead, em que a estratégia era colocar as artes no centro da regeneração, esperávamos que certas iniciativas expandissem vários setores da economia e criassem novos empregos, e isso realmente aconteceu", declarou Paul Collard em entrevista à Lusa. "Mas o que nós não antecipávamos era que esses empregos não fossem preenchidos pelas pessoas da região que mais precisavam deles e antes por pessoas que vieram de fora para ficar com esses postos de trabalho".