Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Inquérito/Swap: Metro Lisboa disse em abril 2011 poder resolver problema sozinho - Costa Pina

Lusa

  • 333

Lisboa, 23 jul (Lusa) - A Metro de Lisboa enviou em abril de 2011 uma carta ao anterior Governo afirmando-se capaz de resolver o problema criado pelos contratos 'swap' internamente, sem apoio extraordinário da tutela, afirmou hoje o ex-secretário Estado do Tesouro.

"Em abril de 2011, o Ministério das Finanças recebe da administração da Metro de Lisboa, uma carta que diz que tem esperança de conseguir resolver autonomamente a questão, sem precisar de apoio extraordinário. Foi dito e escrito pelo conselho de administração do Metro e em caso algum tive razões para duvidar", afirmou o ex-governante, que está hoje a ser ouvido na comissão de inquérito parlamentar aos contratos 'swap'.

Segundo Costa Pina, essa missiva mostrava que os gestores da Metro de Lisboa "estavam empenhados em resolver a questão" de modo autónomo, o que "mais tarde verificou-se não ser possível", algo que justificou também com o chumbo do PEC IV no Parlamento e consequente demissão do Governo e cortes de 'rating' posteriores, quando muitos contratos tinham cláusulas que aumentavam custos em caso de corte de 'rating'.