Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Inquérito/Swap: Ex-responsável da Refer rejeita que empresa tenha andado a "apostar nos mercados"

Lusa

  • 333

Lisboa, 15 out (Lusa) -- O ex-vice-presidente da Refer Alfredo Vicente Pereira rejeitou hoje que a empresa tenha andado a "apostar nos mercados" e garantiu que foi cuidadosa e criteriosa a gestão da carteira de 'swap' da empresa pública.

"Sempre pautei [a minha gestão pública] por critérios de rigor e não aceito a expressão 'aposta'. Nunca fiz aposta nenhuma, fiz uma gestão cuidadosa para proteger o interesse público", disse hoje no Parlamento Alfredo Vicente Pereira, que desempenhou funções como vice-presidente da REFER entre outubro de 2005 e junho de 2010.

O responsável respondia, na comissão parlamentar de inquérito aos contratos 'swap', às questões dos deputados da oposição parlamentar (PS, PCP e Bloco de Esquerda) sobre o facto de a carteira de derivados da gestora ferroviária ter tido uma evolução diferente das outras empresas e de alguns 'swaps' preverem ganhos com a descida das taxas de juro, quando há uns anos as empresas se protegiam contra a subida das taxas, pois era o expectável.