Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Inquérito/Swap: Bancos propuseram ao IGCP 'swaps' que maquilhavam contas públicas - ex-presidente

Lusa

  • 333

Lisboa, 25 jul (Lusa) - O ex-presidente do instituto que gere a dívida pública, Alberto Soares, confirmou hoje que o IGCP recebeu propostas de bancos para contratar 'swaps' que ajudavam a reduzir artificialmente o défice e a dívida pública, mas terão sido todos rejeitados.

"Suponho que posso dizer, fazendo apelo à minha memória, que surgiram por parte dos bancos propostas para a realização de operações mais complexas e mais estruturadas. O IGCP adotou sempre por princípio nunca entrar nesse tipo de operações. As operações de 'swap' que o IGCP -- Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública realizou eram todas completamente lineares e meramente de cobertura de taxas de juro", afirmou Alberto Soares, presidente da entidade entre fevereiro de 2006 e março de 2012.

O antigo responsável pelo instituto que gere a dívida pública portuguesa foi questionado pela deputada do CDS-PP Cecília Meireles, na comissão parlamentar de inquérito sobre os 'swaps' contratados por empresas públicas, se tal lhe tinha sido proposto e este admitiu essas propostas.