Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Informática e música juntam investigadores em conferência no Porto

Lusa

  • 333

Porto, 04 out (Lusa) -- A 13.ª conferência internacional da sociedade científica que reúne cientistas, especialmente da área da informática, que trabalham com a música, realiza-se no Porto, a partir de segunda-feira, num programa a decorrer no Mosteiro de São Bento da Vitória.

International Society for Music Information Retrieval (ISMIR) é o nome da instituição que reúne, de segunda-feira a 12 de outubro, cientistas de todo o mundo para debater trabalhos numa área de estudo que tem sido impulsionada pela revolução que ocorreu no armazenamento e distribuição de música, através de meios informáticos. Em Portugal, o evento é organizado pelo INESC Porto - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto.

O crescente interesse sobre esta área pode ver-se, segundo Fabien Goyon, um dos organizadores, pelo facto de a primeira conferência desta sociedade, realizada em 2000, "ter tido umas poucas dezenas de pessoas dos Estados Unidos, enquanto hoje são mais de 250 e vem gente de toda Europa, do Japão, etc."