Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Governo: Portugal está a atingir os limites políticos da austeridade - FT

Lusa

  • 333

Lisboa, 03 jul (Lusa) - O Financial Times (FT) escreveu hoje, num editorial publicado 'online', que Portugal está a "atingir os limites políticos da austeridade" e que, "qualquer que seja o resultado" da crise política, o programa de resgate está em risco.

Num editorial intitulado "As crises de política e de crescimento de Portugal", o Financial Times afirma que, apesar de Portugal e a Irlanda serem frequentemente considerados semelhantes entre os países periféricos, "os seus traumas respetivos são fundamentalmente diferentes".

"Portugal tem visto a sua base industrial erodir rapidamente nos anos recentes. O que sobra não é competitivo e a força laboral é pouco qualificada. A sua economia estava a estagnar uma década antes da crise. Não há garantia de que, mesmo se Lisboa cumprir as condições da 'troika' [Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia], o crescimento retorne. Sem isso, a capacidade de Portugal alcançar níveis de dívida sustentáveis está em causa", lê-se no editorial do jornal financeiro.