Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Governo: Crise pode tornar mais difícil regresso aos mercados - Moody's

Lusa

  • 333

Lisboa, 03 jul (Lusa) -- A agência Moody's considera que o regresso de Portugal aos mercados será agora mais difícil, mas que no 'rating' dado a Portugal já é assumido com grande probabilidade a necessidade de um segundo resgate.

"A Moody's está a acompanhar os desenvolvimentos políticos em Portugal. Claramente, a demissão ministerial cria incerteza política e incerteza sobre o curso da política orçamental daqui em diante. A capacidade de Portugal de regressar aos mercados de capitais como planeado é também mais incerta na atual conjuntura", afirma Kathrin Muehlbronner, analista que segue Portugal e vice-presidente da agência de notação financeira, em declarações enviadas à agência Lusa.

A analista diz também que a próxima revisão do Programa de Assistência Económica e Financeira (que ainda tem início marcado para 15 de julho) será muito importante para a agência, que mantém ainda o 'rating' [avaliação] de Portugal no terceiro nível após a chamada escala de investimento, no qual a dívida já é considerada como 'lixo'.