Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Governador do BdP explica crise a crianças como "um problema de gestão de semanada"

Lusa

  • 333

Porto, 23 abr (Lusa) -- O governador do Banco de Portugal descreveu hoje a crise a alunos do 2.º ciclo como "um problema de gestão de semanada", garantindo que o país "vai sair" desta situação se "executar bem o programa de ajustamento" e exportar mais.

Carlos Costa falava perante uma plateia de várias dezenas de alunos da Escola Básica e Secundária de Fontes Pereira de Melo, no Porto, durante a cerimónia de entrega do prémio do concurso 'Todos Contam', lançado pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros para sensibilizar os alunos para conceitos financeiros básicos, para a necessidade de planeamento do orçamento familiar e para a importância da poupança.

Questionado pelo Francisco, do 6.º C, sobre "quais as razões para o país estar em crise", o governador do Banco de Portugal (BdP) equiparou a atual situação portuguesa à de um aluno que "não mede bem a semanada que tem": "Imagina que chegas à quarta-feira e ficas sem dinheiro e até sábado andas a pedir emprestado. Ao fim de algum tempo começas a acumular dívidas e há um dia em que chegam à tua beira e dizem: Ou pagas ou não te emprestamos mais", explicou.