Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Empresários satisfeitos com antecipação de investimentos nas obras públicas nos Açores

Lusa

  • 333

Ponta Delgada, 03 jul (Lusa) - A associação que representa o setor da construção civil nos Açores congratulou-se hoje por a Carta Regional das Obras Públicas antecipar para este ano investimentos que estavam previstos para 2014, apesar de as verbas não serem as ambicionadas.

Em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada, o presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas dos Açores (AICOPA), Pedro Marques, lembrou que o setor tem tido "falta de trabalho" nos últimos meses, dizendo que a componente do investimento privado, que representava um terço da atividade, "não existe desde há uns anos", essencialmente por causa das dificuldades no acesso ao crédito bancário e à falta de liquidez.

Quanto ao setor público, sublinhou que se divide numa componente que compete ao Governo Regional e outra às autarquias, sendo que neste caso os últimos quatro anos foram também "um ciclo muito complicado", porque não se concretizaram "promessas eleitorais" e projetos anunciados nas eleições locais de 2009. Segundo Pedro Marques, o facto de em setembro haver eleições locais não repôs os níveis de investimento que normalmente se verificavam em anos eleitorais.