Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Egito: Eleições são única forma de esclarecer situação política no país -- embaixador português

Lusa

  • 333

Cairo, 09 ago (Lusa) -- O embaixador de Portugal no Egito, António Tânger Corrêa, afirmou à Lusa que a situação política no país árabe apenas será esclarecida após novas eleições e excluiu um regresso à situação anterior, na sequência da deposição do Presidente Mohamed Morsi.

"A situação só poderá ser esclarecida quando houver eleições. Nas eleições vamos ter uma ideia muito clara do que é nesta altura o Egito político. Por isso, é essencial que as eleições tenham lugar. Primeiro, as eleições legislativas, depois as presidenciais. Mas penso que será nas legislativas que se vai ter uma ideia clara do que são as propostas que os egípcios querem", considerou em declarações por telefone à Lusa.

"Os EUA e a Europa já disseram que não haverá um regresso ao anterior 'status quo'. A oposição é uma massa heterogénea, e o que se passa é que não sabem o que querem mas sabem o que não querem", precisou o diplomata, colocado no Cairo desde o início de 2012 após uma passagem por diversas embaixadas em "zonas de turbulência", em particular nos Balcãs.