Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Durão Barroso apela a um "novo consenso" europeu na cimeira da próxima semana

Lusa

  • 333

Bruxelas, 19 jun (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia apelou hoje a um "novo consenso" no próximo Conselho Europeu em torno de propostas avançadas pelo seu executivo, com vista a combater o desemprego jovem e a apoiar as pequenas e médias empresas.

"A Europa está a fazer muito para sair da crise, mas o nosso desempenho a nível de crescimento é muito insatisfatório e temos uma emergência social em partes da Europa. Podemos aproveitar a reunião do Conselho Europeu no final da próxima semana para termos um novo consenso e uma 'momentum' renovado, unindo a Europa em torno de um acordo sobre o que faremos para colocar a nossa economia a crescer de novo", afirmou hoje Durão Barroso.

O presidente da Comissão Europeia indicou que o executivo comunitário acordou hoje vários contributos, designadamente ao nível do combate ao desemprego jovem, melhor regulação e revisão do pacto para o crescimento e emprego, e irá ainda adotar um plano conjunto com o Banco Europeu de Investimento (BEI) para aumentar a capacidade de financiamento à economia.