Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

DGO divulga hoje dados do défice orçamental em contabilidade pública em 2012

Lusa

  • 333

Lisboa, 23 jan (Lusa) -- A Direção-Geral do Orçamento divulga hoje os dados do défice orçamental em contabilidade pública para a totalidade do ano de 2012, dois dias após Vítor Gaspar ter dado conta em Bruxelas que esta meta teria sido cumprida.

"Esse número será publicado e divulgado no boletim da Direção-Geral do Orçamento que será público na próxima quarta-feira, mas os dados preliminares de que dispomos apontam para 8.300 milhões de euros, isto é, cerca de 700 milhões de euros abaixo do limite quantitativo, numa base de contabilidade pública, como ajustado de acordo com o programa. Esse número, em percentagem do PIB, corresponde a 5% do PIB", afirmou Vítor Gaspar em respostas aos jornalistas em Bruxelas.

As contas serão conhecidas hoje com a síntese de execução orçamental que contém dados de dezembro. Estas contas deverão ter incluídos 600 milhões de euros da concessão da ANA -- Aeroportos de Lisboa, que deverão ter passado para os cofres do Estado no mês de dezembro, e ainda mais 475 milhões de euros provenientes da compensação remanescente devida pela Portugal Telecom, na sequência da incorporação do fundo de pensões da PT na Caixa Geral de Aposentações, num processo que remonta a 2010.