Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Desemprego: Governo deverá aprovar "Impulso Jovem" na quarta-feira

Lusa

  • 333

Lisboa, 05 jun (Lusa) -- O Conselho de Ministros deverá aprovar na quarta-feira o "Impulso Jovem", um conjunto de medidas no âmbito do combate ao desemprego jovem que poderão beneficiar entre 77 mil e 165 mil jovens, mas que dependem do apoio de Bruxelas.

De acordo com um documento do Executivo enviado em março ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e aos parceiros sociais, o Governo propõe "a combinação de diferentes recursos financeiros com o intuito de proporcionar um volume global de financiamento que se estima poder atingir os mil milhões de euros" para a execução do plano intitulado "Impulso Jovem". Este "esforço financeiro" poderá passar, segundo propõe o Executivo, pela realocação de fundos [comunitários] já existentes, pelo reforço destas verbas e também pelo investimento privado.

O plano do Governo prevê vários cenários sendo que o primeiro, menos ambicioso, passa pela reprogramação de fundos comunitário e que a ser aceite permitiria alocar 351,7 milhões de euros ao "Impulso Jovem". Neste cenário, seriam beneficiados 77 mil jovens.