Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Cultura: Graça Moura é "simultaneamente fiel às raízes portuguesas e à grande cultura europeia" -- PR

Lusa

  • 333

Porto, 15 jun (Lusa) - O Presidente da República, Cavaco Silva, destacou hoje a presença, em toda a obra de Vasco Graça Moura, de valores europeus, salientando a personagem multifacetada do escritor, "simultaneamente fiel às raízes portuguesas e à grande cultura europeia".

Cavaco Silva discursava na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto, durante a cerimónia de homenagem dos 50 anos de vida literária de Vasco Graça Moura, atualmente presidente da Fundação Centro Cultural de Belém, tendo salientado a forma como a figura do autor se agiganta "na paisagem intelectual portuguesa, e mesmo europeia".

"Poeta, romancista, ensaísta, tradutor, em qualquer dos géneros literários por que se aventura, Graça Moura tem sempre o condão de ser simultaneamente fiel às raízes portuguesas e à grande cultura europeia. Toda a obra de Graça Moura está, de facto, impregnada de valores europeus, respira a civilização e a cultura do Velho Continente, pensa Portugal no horizonte de uma Europa das pátrias", disse.