Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Conselho Economico e Social demarca-se do otimismo do Governo nas GOP

Lusa

  • 333

Lisboa, 04 out (Lusa) - O Conselho Económico e Social (CES) demarcou-se do otimismo manifestado pelo Governo na proposta de Grandes Opções do Plano (GOP) para 2014, referindo o aumento do desemprego, das falências de empresas e da pobreza.

"O otimismo do Governo contrasta fortemente com os números do desemprego, com o número de empresas falidas, com a redução do poder de compra das familias e com o aumento da pobreza. Contrasta ainda com o continuado aumento da dívida pública", diz o projeto de parecer do CES, a que agência Lusa teve acesso, que vai ser discutido e aprovado segunda-feira pela Comissão Especializada Permanente de Política Económica e Social (CEPES).

Segundo o projeto de parecer, que será posteriormente aprovado pelo plenário do CES, as condições de financiamento da economia portuguesa "são extremamente penalizadoras" e, apesar da afirmação do governo de que estão a ser criadas as bases para uma economia mais competitiva e dinâmica, "estão a ser criadas preocupantes condições de rutura social".