Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Conselho de Ilha das Flores alerta para "situação calamitosa" na agropecuária

Lusa

  • 333

Santa Cruz das Flores, 21 mai (Lusa) -- O Conselho de Ilha das Flores alertou hoje para a "situação calamitosa" da agropecuária por causa do mau tempo, sublinhando que morreram mais de 300 animais e poderá haver problemas com as reservas de alimentos no próximo inverno.

Segundo o presidente do Conselho de Ilha, Paulo Reis, a chuva intensa e os ventos fortes que assolaram as Flores desde outubro provocaram a morte de mais de 300 cabeças de gado e, além da perda dos animais, os agricultores perderam também direito a candidatá-los a subsídios e apoios dados à agropecuária.

"Mas mais grave que isso é, nesta altura, em maio, ainda não termos conseguido fazer as adubações das pastagens para prevenirmos os cortes de celagem, de palha, de feno, que nos permitem fazer face às necessidades do próximo inverno. Isso é que é preocupante. Se não conseguirmos fazer isso, vamos ter um problema duplo no próximo inverno, é que não temos reservas. E caso esse inverno for como o deste ano, as coisas complicam-se muito", sublinhou.