Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Conjuntura: Salários baixam pela 1.ª vez em termos absolutos em 2012 - Estudo

Lusa

  • 333

Porto, 24 set (Lusa) -- Pela primeira vez em 14 anos os salários em Portugal vão baixar em termos absolutos em 2012 e continuarão "sob pressão" até se inverter a subida do desemprego, segundo um estudo da Mercer a que a Lusa teve acesso.

"Devido ao ciclo de ajustamento económico que atravessamos verifica-se um número excecionalmente elevado de empresas (26 por cento da amostra analisada) a congelarem os incrementos salariais como medida de redução do peso da massa salarial na estrutura de custos. Por outro lado, e devido ao efeito de novas entradas de colaboradores a níveis salariais mais baixos, verifica-se uma ocorrência rara: uma diminuição em termos absolutos dos níveis salariais agregados de muitas funções e níveis funcionais", explicou o responsável pela área de estudos de mercado da consultora em Portugal.

Salientando que o estudo da Mercer Portugal sobre tendências de compensação e benefícios é "o mais antigo que se realiza em Portugal, em continuidade desde 1998", Tiago Borges destaca que esta é "a primeira vez que existe uma redução absoluta dos salários nominais" no país, apesar de "desde pelo menos 2008" se verificar uma diminuição dos salários reais.